Programa de Observação de aves de Rifaina
O programa – Observação de Aves de Rifaina - tem como objetivo desenvolver Políticas Públicas de atividades de educação ambiental e incentivar a prática do turismo ecológico, além de contribuir com a pesquisa científica, conservação dos ambientes naturais e proteção da biodiversidade dentro da agenda da sustentabilidade.
Atualmente, com o avanço da tecnologia, a prática de observar aves na natureza, tem crescido em todos os países onde existe muita biodiversidade. Por ser uma atividade de baixo impacto e que contribui com a conservação dos ambientes naturais e proteção da biodiversidade. A atividade de "birdwatching" (Observação de Aves) cresce muito em todo o mundo e tem sido incentivada em muitas regiões do Brasil, outras modalidades como observação de borboletas e da vida selvagem como um todo, tem sido uma das atividades do turismo ecológico que mais crescem em todo o mundo, ao mesmo tempo, incentivam a preservação dessas e outras vidas.
Os observadores de aves são responsáveis por grande parte dos conhecimentos adquiridos sobre a avifauna de seus países, pelo fato de acumularem fotografias, imagens, gravações de cantos, desenhos de observação, entre outros, garantindo um considerável acervo e contribuição para o registro de espécies. De acordo com o estudo, Caracterização da Avifauna na Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí Mirim - Rio Grande, situada no Nordeste do Estado de São Paulo (Baraldi, Bertelli e Faleiros 2019), no município de Rifaina e região, já foram registradas mais de 330 espécies de aves, dentro da área urbana do município já se registrou mais de 150 espécies de aves.
É neste contexto que a Prefeitura Municipal, dentro de suas políticas públicas através da secretaria de meio ambiente, em sua Agenda da Sustentabilidade e convênio com o IBAMA, promove o programa “Observação Aves de Rifaina”, uma plataforma digital desenvolvida para apresentar a avifauna de Rifaina e ações do projeto, que visa contribuir com o desenvolvimento sustentável, conservação dos ambientes naturais e proteção da biodiversidade em sintonia com a educação ambiental.
Se você gosta de fotografar a vida selvagem, em especial aves, confira a seus arquivos e veja se algumas das espécies citadas ainda não está em sua coleção.
Há registro que a ave símbolo do pantanal, o Tuiuiú, passeia por aqui também.
Entre em contato com profissionais que conhecem a nossa região e venha conferir!