Notícias Noticias
Polícia Ambiental intensifica fiscalização em Rifaina após fim da Piracema
Fiscalização terá apoio de Helicóptero da Polícia Militar do Estado
Com o término do período de piracema, que ocorre anualmente para proteger a reprodução de espécies nativas, os pescadores do Estado de São Paulo já estão autorizados a retomar suas atividades de pesca a partir deste sábado, 1º de março.
Porém, para garantir que as regras sejam seguidas à risca, a Polícia Militar Ambiental de Franca, por meio da Operação Carnaval, reforçará a fiscalização em Rifaina.
A ação de fiscalização contará com o uso de embarcações e o apoio da aeronave Águia, realizando patrulhamento aéreo durante a manhã.
O comandante da Polícia Ambiental de Franca, Luiz Octavio Cavalheiro, acompanha pessoalmente os trabalhos no local, destacando a importância de garantir que as práticas pesqueiras estejam dentro da legalidade e segurança para o meio ambiente.
Apesar do término da piracema, algumas regras continuam em vigor durante todo o ano, sendo necessárias para a preservação das espécies aquáticas e o equilíbrio ecológico.
Entre as proibições permanentes está o uso de redes e tarrafas de arrasto, armadilhas fixas, e a pesca com aparelhos de iluminação artificial para mergulho. Além disso, é expressamente proibida a pesca nas proximidades de cachoeiras, corredeiras, barragens e locais destinados à transposição de peixes.
A Polícia Militar Ambiental ainda não divulgou o levantamento oficial da piracema na região, mas espera-se que o balanço seja publicado nos próximos dias, detalhando o número de flagrantes e ações realizadas ao longo do período.
A ação, que integra a operação de fiscalização durante o Carnaval, visa também reforçar a educação ambiental e o cumprimento das normas que garantem a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e o respeito à fauna aquática da região.
A população é orientada a denunciar atividades ilegais por meio do telefone 190 ou pelo disque-denúncia da Polícia Ambiental. A colaboração da comunidade é essencial para o sucesso das operações e para a proteção do meio ambiente.
Com informações do Portal Hertz