Notícias Noticias
Departamento de Vigilância Sanitária de Rifaina renova alerta contra a Dengue
Informações são do Controle de Vetores da Secretara de Saúde de Rifaina
A Prefeitura Municipal de Rifaina, através da Secretaria de Saúde e Controle de Vetores, realiza a cada três meses, o Índice de infestação do mosquito transmissor das Arboviroses, chamado de ADL.O índice serve para o município avaliar como estão as condições de controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya, e também para nortear os trabalhos a serem realizados pela equipe do Controle de Vetores.
Em janeiro deste ano, foi realizado o primeiro ADL, que apontou o índice bem elevado, já que em janeiro ainda estávamos com uma grande quantidade de chuva. Em abril tivemos uma redução no índice de 15 para 8.73, o que ainda é bem alto, e que deixa o município na zona de risco.
O que tudo isso quer dizer?
Quer dizer que temos que melhorar muito os cuidados com os criadouros do mosquito da dengue. Que mesmo com a diminuição das chuvas, ainda estamos encontrando uma grande quantidade de larvas do mosquito da dengue. Que temos que estar atentos a todos os recipientes que possam acumular agua, principalmente aqueles que estão dentro de nossas residências, como:
-Agua dos animais,
-ralos externos e internos
-piscinas
-caixas d àgua sem tampa;
-pratos de plantas;
- plantas na agua;
Os agentes visitam todos os dias os imóveis, eliminando criadouros, orientando e informando os moradores sobre os cuidados com os recipientes, os sintomas da doença e como evitar a proliferação do aedes aegypti. Não podemos ficar parados, pois o mosquito não para. Seus ovos ficam depositados nos recipientes por até um ano, só esperando agua para nascer.
Se você fizer sua parte, este ciclo não se completa. Não deixe agua parada. Aproveite este período de estiagem para fazer uma limpeza no seu quintal. Dez minutinhos por dia, podem fazer uma grande diferença na sua vida, de sua família e de sua vizinhança. Seja parceiro da Vigilância Sanitária nessa luta.
A DENGUE MATA.
Está em você a decisão de mudar isso. Faça parte daqueles que fazem a diferença. Ajude no combate.
Juntos podemos evitar que o mosquito seja uma ameaça a nossa saúde e à nossa vida.