PREVISÃO
DO TEMPO
30°

Notícias Noticias

Rifaina assina convênio do Programa Rotas Rurais

A iniciativa é pioneira e prevê o mapeamento de propriedades rurais, estabelecimentos e estradas rurais do município de Rifaina
PUBLICADO EM 07/10/2021

O projeto visa inserir propriedades, estabelecimentos e estradas rurais no mapa do município de Rifaina/SP. Para isso, cria um Código de Endereçamento Rural Digital (CERD) para cada propriedade e estabelecimento rural. Esse código funciona como um CEP rural personalizado, idealizado a partir da solução Plus Code, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural.

O recurso ainda indica como é o traçado das vias rurais que chegam até cada localização. As prefeituras recebem um mapa com todos os CERD da sua área rural e podem utilizar essa informação para estabelecer nomes de vias rurais e numeração das propriedades, ou seja, um endereço convencional.  Além disso, o georreferenciamento vai mostrar como é o traçado das vias rurais que chegam a cada propriedade, por meio da utilização de ferramentas digitais, como o Waze e o Google Maps.

A partir do endereço digital, o produtor rural ganha o direito de receber correspondência, efetuar compras online, obter crédito, melhorar o escoamento da produção e, principalmente, acesso a serviços básicos de saúde e segurança. O objetivo é criar endereços digitais para aproximadamente 100 propriedades rurais no município.

 A iniciativa pioneira e inédita e possibilita ao produtor rural um endereço digital individualizado por meio de tecnologia baseada em imagens de satélite. 

“O projeto Rotas Rurais é um elemento base para levarmos cidadania plena para a população rural, especialmente segurança – hoje a maior demanda na área rural. Com endereço, essas pessoas serão integradas a sociedade, possibilitando o efetivo exercício de seus direitos fundamentais que, sem mapeamento e endereço, não conseguem acessar", completou o prefeito Hugo.

O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Google e o Município, que vai possibilitar aos habitantes das regiões rurais acesso aos serviços públicos de emergência em saúde e segurança, além de facilitar a entrega de encomendas e o escoamento da produção agrícola.

O programa será acompanhado pelo engenheiro agrônomo Tarciso Floriano Comodaro, interlocutor e responsável pelo programa Cidadania no Campo - Município Agro - Ciclo 2021.

Mais segurança nas propriedades rurais

A partir do mapeamento das estradas, o programa também irá reforçar a atuação estratégica da polícia. Criada no primeiro semestre de 2019, a Operação Interior Mais Seguro, garante a presença ostensiva da Polícia Militar em toda a área rural do Estado, intensificando o combate ao crime e melhorando a percepção de segurança das pessoas. 

O plano inclui ainda a distribuição de mapas para órgãos estaduais e também o compartilhamento com a iniciativa privada de forma a melhorar e universalizar os aplicativos de rotas, como Google Maps e outros. Usando a lógica interativa, todos os envolvidos no projeto poderão compartilhar e colaborar com a inserção de localizações.