Notícias Noticias

Gestão Fiscal Eficiente: Rifaina alcança Nota A+ no CAPAG pela primeira vez na história

Ranking mostra eficiência da administração municipal
PUBLICADO EM 10/06/2024

Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag

A Prefeitura de Rifaina celebra um marco significativo em sua gestão financeira: a conquista da nota A+ no Capacidade de Pagamento (Capag).  
 
O Capag trata-se de uma análise que avalia a situação fiscal do município.  Além da saúde financeira, o símbolo de mais atribuído à nota "A" também reflete o reconhecimento da transparência, qualidade e precisão das informações fornecidas pelo município.  
 
Validadas pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a prefeitura de Rifina obteve a nota máxima no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, . 
 
O propósito do ranking é avaliar a qualidade e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais recebidos pelo Tesouro Nacional. Essa avaliação abrange todos os entes federativos, desde a União até os estados e municípios brasileiros, e é realizada por meio do Siconfi. 
 
“Essa conquista da nota A+ no Capag reflete o compromisso de nossa equipe em promover uma administração financeira sólida e transparente, fruto de um trabalho conjunto e de um comprometimento inabalável desses últimos 20 anos de administração", disse o prefeito Hugo Lourenço.
 
A Capag, instrumento que visa proporcionar transparência e segurança nas operações de crédito, é composta por três indicadores-chave: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Esses elementos fornecem uma visão abrangente da saúde financeira da administração pública, permitindo avaliar o risco de crédito para o Tesouro Nacional. 
 
Enquanto Rifaina celebra a nota A+ no Cagag, outras cidades do estado de São Paulo com populações semelhantes apresentam diferentes classificações. Esse panorama ressalta a gestão eficaz de Rifaina em contraste com as realidades diversas enfrentadas por outras cidades do estado, destacando a importância de políticas públicas sólidas e transparentes para o desenvolvimento das comunidades.