Notícias >> Trabalho e Renda

PREFEITO DE CÁSSIA ADERE À AÇÃO E ASSINA PETIÇÃO CONTRA DERRUBADA DE RANCHOS

publicado em 15/03/2017

O prefeito de Cássia (MG), Marco Almeida, o Kito Arantes, assinou na tarde desta quarta-feira, a petição inicial do movimento dos municípios banhados pelo lago do Rio Grande formado por hidrelétricas e que sofrem com a ameaça de sofrer grande impacto econômico e social em seu turismo, em virtude de decisões judiciais que determinam a demolição de ranchos construídos à margens da represa.

Kito Arantes recebeu em seu Gabinete, na Prefeitura de Cássia, o Assessor de Gabinete do Prefeito Hugo César Lourenço, de Rifaina, Alcides Diniz dos Santos – Cidinho, e o assessor de Comunicação, jornalista Helinho Rodrigues, onde foi informado em detalhes do movimento liderado por Rifaina e que reúne 10 municípios dos estados de SP e MG e que são banhados pelas represas formados pelas hidrelétricas.

Kito Arantes afirmou que Cássia é uma cidade que tem um grande território banhado pela represa de Furnas, um deles muito freqüentado por francanos, que é a região do Itambé.

De pronto assinou a petição inicial (leia detalhes abaixo) e afirmou que estará irmanado com o Prefeito Hugo e os demais representantes dos municípios banhados pelas represas formadas pelas hidrelétricas.

“O Município de Cássia têm muito a perder em seu turismo e em sua economia. Se é possível uma solução, como o movimento apresenta, vamos atrás dela”, disse Kito Arantes.

Segundo o prefeito cassiense, a cidade tem mais de 18 mil habitantes e um grande território no entorno do lago de Furnas, embora a maioria dos recursos de ICMS seja destinada à Ibiraci, com a qual Cássia faz divisa e que abriga a hidrelétrica Mascarenhas de Morais, conhecida por Peixoto.  

O prefeito de Cássia afirmou que sua intenção era estar presente no encontro realizado no último dia 10 em Rifaina, mas ma mesma data uma reunião decisiva ocorrida na Associação dos Municípios Mineiros e ele não pôde faltar.

 

O movimento liderado por Rifaina e que tem o apoio de Franca, reunindo outras nove cidades da região busca, com apoio político do senador José Serra (SP) e do Deputado Carlos Melles (MG), um encontro com o ministro relator Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma ação federal já corre no STF com o pedido de medida liminar para demolição dos ranchos e a defesa de rancheiros e associações.

A ideia inicial é agendar uma reunião do grupo de interessados desta região de municípios paulistas e mineiros com o Senador José Serra, que acaba de retomar seu lugar no Senado.

O assunto já vinha sendo encaminhado há algum tempo com o senador Aloysio Nunes Ferreira, mas com a ida dele para Relações Exteriores, teremos que encontrar um novo patrocinador político para esta causa.

A finalidade seria obter o apoio de Serra e de deputados que representam as regiões atingidas pelas medidas judiciais e chegar até o Ministro Luiz Fux, relator do caso no Supremo Tribunal Federal.