Notícias >> Social

PREFEITO HUGO ENTREGA MORADIA DIGNA PARA ABRIGAR FAMÍLIA DE SEIS PESSOAS

Núcleo familiar composto por seis pessoas recebe imóvel ampliado com mais quatro cômodos de 30 m2

publicado em 17/08/2018

O Prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço, entregou na quarta-feira (15/08) mais uma casa reformada e ampliada pelo Projeto Moradia Digna, da Secretaria de Assistência Social.

É a 19ª entrega desde que o programa foi criado no primeiro governo de Hugo (2005-2008) e depois mantido entre 2009 e 2016, seguindo no atual mandato (2017-2020). 

O imóvel pertence à família da senhora Angélica Aparecida da Assunção, composta por seis pessoas e fica localizada Rua Claricinda da Costa Novo.

O projeto de reforma e ampliação foi feito pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura por autorização do prefeito e a pedido da equipe profissional da Secretária de Assistência, a primeira-dama Elivânia Rodrigues.

Segundo o relatório, através de visita domiciliar, a equipe da Assistência Social constatou que a senhora Angélica, reside no imóvel juntamente com seu companheiro, sr. Eurípedes, seus 2 filhos, Maria Clara de 12 anos, Vitor Hugo de 10 anos e seus pais, o seu Osvaldo e dona Maria.

O imóvel pertence aos pais da sra. Angélica, é financiado pela CDHU e possui 5 cômodos, sendo sala, 2 quartos, banheiro, cozinha e estava muito pequeno para abrigar toda a família.

Dessa forma, a sra. Angélica solicitou a construção de 4 cômodos nos fundos do imóvel do pai, para morar com os filhos e o esposo.

A visita foi feita pela assistente social Talita e pelo vice-prefeito e Secretário de Obras, Antônio Eustáquio – Tunico que, acompanhados do pedreiro responsável, constaram a possibilidade de realizar a construção de 4 cômodos, sendo 2 quartos, banheiro e cozinha, totalizando 30,69 m², com colocação de forro, calha e rufos.   

 A família é acompanhada pela Secretaria de Assistência Social e encontra-se em situação de vulnerabilidade social. A dona Angélica realiza trabalhos esporádicos como diarista e o marido Eurípedes é aposentado.

“Trata-se de um programa que tem um profundo olhar social para a questão da habitabilidade dos imóveis de pessoas carentes, que necessitam deste apoio. Fazemos isto com recursos próprios e dentro de critérios estritamente social, o que garante a justiça na concessão deste importante trabalho social, criado em nosso primeiro governo (2005-2008), mantido no segundo (2009-2012) e com sequência agora (2017-2020), com recursos específicos nos Orçamentos anuais”, disse o Prefeito Hugo.

 

CRITÉRIOS

O Projeto Moradia Digna foi criado no primeiro mandato do Prefeito Hugo Lourenço (2005-2008) e mantido após sua reeleição (2009-2012) e também desenvolvido no governo do ex-prefeito Abrão Bisco Filho (2013-2016).

O Projeto Moradia Digna tem critérios fixados em lei apresentada pelo Executivo, aprovada pela Câmara de Vereadores e com recursos (verbas) estabelecidas nos Orçamentos anuais da Prefeitura.

As famílias beneficiadas são selecionadas através de estudo social e de acompanhamento familiar realizados pela Secretaria de Assistência Social.

O foco principal do Programa Moradia Digna são as pessoas e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Após os devidos levantamentos socioeconômicos as famílias são inseridas no Programa Moradia Digna, para a construção ou reforma de uma casa, possibilitando melhor qualidade de vida e conforto à família, segundo a proposta do Prefeito Hugo Lourenço.