Notícias >> Social

FUNDO SOCIAL CONCLUIU CURSO DE ARTESANATO EM CABAÇA DO PROJETO MÃOS QUE FAZEM

- Treinamento a seguir será o de Processamento Artesanal de Carne Suína, também em parceria do FUSSOL com o SENAR -

publicado em 02/04/2018

O Fundo Social de Solidariedade – FUSSOL – da Prefeitura de Rifaina e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – concluíram o primeiro dos 17 cursos oferecidos pela administração 2017- 2020 que serão realizados também em parceria com o SENAC – Franca no projeto denominado "Mãos que Fazem". 

No período de 26 a 29 de março foi treinada, no salão de cursos do FUSSOL, a primeira turma do curso de Artesanato em Cabaça, com carga horária de 24 horas (das 8h às 17h) para idade mínima de 18 anos e com até 15 vagas oferecidas.

Segundo a presidente do FUSSOL-Rifaina, Elivânia Rodrigues, o artesanato com cabaças proporciona renda extra no orçamento familiar, é desenvolvido de forma sustentável, com vista à preservação ambiental.

“O curso também permite a difusão cultural. As peças artesanais possuem diversos elementos de arte, cada nova peça surge como recriação, com o toque de cada artesão”, explicou Elivânia.

Ela disse que todos os cursos são certificados de forma a, inclusive, permitir que o treinamento fortaleça o currículo das pessoas, ajudando-as na conquista de eventual vaga de emprego.

OS CURSOS

O próximo curso será o de Processamento Artesanal de Carne Suína, que vai de 11 a 13 de abril (carga horária de 32 horas, com oferta de até 20 vagas, para idade mínima de 16 anos.

Os demais cursos também já estão com inscrições recebidas no Fundo Social, diariamente das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira, mediante apresentação do RG e CPF do interessado.

Veja o calendário dos cursos de 2018:

MÊS

CURSO

 

 

MARÇO

ARTESANATO EM CABAÇA

ABRIL

PROCESSAMENTO ARTESANAL CARNE SUÍNA

MAIO

COMERCIALIZAÇÃO EM TURISMO

JUNHO

JARDINEIRO – FORMAÇÃO DE JARDINS

JULHO

JARDINEIRO – CONDUÇÃO E MANUTENÇÃO

AGOSTO

PROCESSAMENTO DE CARNE DE PEIXE

SETEMBRO

PROCESSAMENTO ARTESANAL PRODUTOS HIGIENE E LIMPEZA

 

 

 PADARIA ARTESANAL

A Presidente do FUSSOL – Elivânia Rodrigues afirmou ainda que o Curso de Padaria Artesanal, que ensinará a confecção de 10 tipos diferentes de pães está sendo ministrado durante todo o ano e que as inscrições também podem ser feitas na sede do Fundo Social.

No caso da Padaria Artesanal, as aulas serão ministradas na parceria do Município com o Fundo Social do Estado de SP – FUSSESP.

As monitoras Margareth e Rejane que receberam treinamento em SP estão habilitadas para o monitoramento do curso que também é gratuito e com formação de turmas com vagas limitadas a cada etapa.