Notícias >> Segurança

GUARDA CIVIL APREENDE VEÍCULOS ABANDONADOS NO COMBATE À DENGUE

- Legislação municipal prevê apreensão de veículos e mesmo tendo abandonado, proprietário não se isenta de multas e custos da remoção -

publicado em 31/01/2018

Nos esforços que são realizados pelo Governo Municipal de Rifaina para combate aos criadouros do mosquito transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, através da Vigilância Sanitária, também tem papel fundamental a GCM – Guarda Civil Municipal da cidade.

Uma das contribuições que a corporação tem dado ao trabalho que mantém a cidade sem infestação humana há quase dois anos, é a fiscalização contra veículos abandonados nas vias urbanas da cidade.

Após identificar os veículos, inclusive através de fotos, e notificação dos proprietários, é permitido por lei que a Visam e a GCM recolham compulsoriamente estes veículos, que, uma vez abandonados, também são potenciais criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças citadas.

A legislação municipal, além de prever a apreensão dos veículos abandonados nas ruas da cidade, estabelece a cobrança de serviços, como reboque e diária de apreensão, custos dos quais o proprietário não fica isento, mesmo tendo abandonado os mesmos.