Notícias >> Segurança

DEFESA CIVIL DE RIFAINA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DAS OFICINAS DE TREINAMENTO ANTIESTIAGEM

- Nas oficinas a CEDEC/SP abordará temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres -

publicado em 20/03/2018

A Defesa Civil de Rifaina (formada pela Guarda Civil – GCM e pela Polícia Militar) participou nesta terça-feira (20/03) do lançamento Oficina Preparatória para a Operação Estiagem, da Defesa Civil Estadual.

A abertura da Oficina Preparatória para Operação Estiagem ocorreu pela manhã, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Franca, no Parque Francal.

Os participantes de Rifaina são liderados, da parte da GCM pelo Diretor de Segurança Municipal, Eduardo Néry e pela Polícia Militar com o sargento Caio César Polim, comandante do Grupamento de PM na cidade.

OPERAÇÃO ESTIAGEM

Franca está recebendo o primeiro dos quinze treinamentos. Nas oficinas a CEDEC/SP abordará temas de interesse local para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como: legislação aplicada à proteção e defesa civil, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, critérios para decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal, critérios do Programa Município Verde Azul.

As instituições convidadas falarão a respeito da “Operação Corta-Fogo” da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrará aulas práticas.

Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios em cobertura vegetal.

Rifaina sempre teve atuação de destaque na participação desta ação preventiva e segundo o prefeito Hugo Lourenço, mais uma vez a cidade estará pronta a receber os kits de estiagem, garantindo a segurança de todo o entorno do Município.