Notícias >> Saúde

VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA GRATUITA SERÁ ESTA SEMANA, DE HOJE A SEXTA-FEIRA, EM TRÊS POSTOS

- Saiba mais sobre a importância da vacinação, como funciona e os riscos da raiva animal -

publicado em 14/08/2017

A Prefeitura de Rifaina, em parceria com a Casa da Agricultura e com apoio da Secretaria de Saúde realizará a imunização anual dos animais domésticos contra a raiva (vacinação anti-rábica).

Para tanto, foi montando um calendário de atendimento que será feito no período de hoje, dia 14 até a próxima sexta-feira, 18 de agosto, em três locais.

A vacinação é gratuita, segundo o veterinário Eduardo Rodrigues Alves e devem ser levados para a vacinação (com coleiras ou focinheiras) cães e gatos.

Confira os locais de vacinação:

 

 

 

DIA

LOCAL

HORÁRIO

14 AGOSTO

PRAÇA 24 DE DEZEMBRO

12h às 16h

16 AGOSTO

PRAÇA MÁRIO BENI

12h às 16h

18 AGOSTO

PRAÇA AMILTON RENIVALDO

12h às 16h

 

 

 


A vacinação

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets.

Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina anti-rábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Tendo isso em vista, no Brasil, a maioria dos estados e municípios promove campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de pets levem seus bichinhos de estimação para que a vacina anti-rábica possa ser administrada. No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o País, a transmissão da doença não é algo descartado.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.