Notícias >> Saúde

PREFEITURA DE RIFAINA TREINA MÉDICO EM BARRETOS CONTRA O CÂNCER INFANTO JUVENIL

- Treinamento ocorre nesta sexta e sábado e está sendo capacitado o médico Alexandre Alves Demeterco -

publicado em 23/03/2018

Começou na manhã desta sexta-feira (23/03) em Barretos, a capacitação médica aos municípios que apoiam o Hospital do Câncer de Barretos e por Rifaina foi credenciado o  médico Alexandre Alves Demeterco que já começou a receber a capacitação dentro do fortalecimento da Campanha “Caminhada Passos que Salvam”, em treinamento que termina já neste sábado (24/03).

O treinamento visa a capacitar os profissionais médicos dos municípios que auxiliam o Hospital do Câncer a identificaram os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil.
O médico rifainense participa da Capacitação Médica que  orienta e capacita os profissionais que cuidam de crianças e adolescentes na saúde básica, para que eles possam colaborar no diagnóstico precoce da doença.

Dr. Alexandre Demeterco, que é médico da Saúde da Família, participa da capacitação ao lado de outros 250 médicos de municípios que realizaram, em novembro passado, a Caminhada Passos que Salvam.  

De acordo com o médico Luiz Fernando Lopes, do Hospital do Câncer, metade das crianças que chega a Barretos para o tratamento da doença, já está em um estágio muito avançado, o que torna mais difícil oferecer taxas elevadas de cura.

“A gente tem que mostrar para o pediatra como detectar a doença precocemente, pois se os pacientes continuarem chegando ao hospital tarde demais, não conseguiremos melhorar”, explicou.

A capacitação, realizada em Barretos, conta com palestras ministradas por profissionais do Hospital de Câncer Infanto-juvenil, permitindo que os participantes se tornem uma referência na cidade onde trabalham e criando também um acesso direto com os médicos do Hospital, o que facilita o envio de exames e discussão de casos.

Os médicos acompanharam nesta sexta-feira e no sábado,  diversos temas, como: Epidemiologia do câncer infanto-juvenil; Aplicação dos Estudos Moleculares e Genéticos no Diagnostico Precoce; Os Sinais de Alerta no Hemograma do Diagnóstico Precoce; Indicações de exames de imagem no diagnóstico precoce; Aspectos importantes da cirurgia pediátrica; Abordagem teórica e apresentação de casos de: tumores ósseos, Tumores Ósseos, Retinoblastoma, sarcomas de partes moles, tumores abdominais, leucemias, linfomas e tumores cerebrais.

Para a coordenadora da caminhada, Naima Kathib, esse é um dos projetos mais importantes desenvolvido pelo Hospital, pois ajuda os profissionais a realizar um diagnóstico mais rápido e preciso da doença, facilitando o tratamento.
Além dos pediatras, os enfermeiros também poderão participar da “Capacitação de Enfermeiros em Sinais e Sintomas do Câncer Infanto-juvenil”. O treinamento destes profissionais acontecerá no mês de maio.

PROGRAMAÇÃO

                                                                               23/03/18- SEXTA - FEIRA

HORÁRIO

PROGRAMA

LOCAL

8:00

Coffe

 

 

8:30

Boas Vindas

 Zardini Dr. Luiz Fernando e Naima

 

9:00

Epidemiologia do Câncer Infantil

Drº Luiz Fernando Lopes – Oncologista Pediatra e Diretor Médico do Hospital Infantojuvenil de Barretos

 

9:40

Aplicação dos Estudos Moleculares e Genéticos no Diagnostico Precoce

Drº André van Helvoort Lengert  – Biologista Pesquisador do Centro de Pesquisa de Oncologia Molecular

 

10:20

Os Sinais de Alerta no Hemograma do Diagnóstico Precoce

Drª Anita Frisanco – Oncologista Pediátrica - Hematologista

 

11:00

Estudos de Peregrinação das famílias e pacientes até a chegada em Barretos

Drº Luiz Fernando Lopes – Oncologista Pediatra e Diretor Médico do Hospital Infantojuvenil de Barretos

 

12:00

ALMOÇO

13:30

Indicação de exames de imagem do Diagnóstico Precoce

Drº Carlos Eduardo Cavalcante- Médico Radiologista

 

14:30

Aspectos importantes da Cirurgia Pediátrica

Drª Vilani  – Cirurgiã Pediátrica

 

15:30

Abordagem teórica e apresentação de casos: Leucemias

Dra Bianca Faustini- Oncologista Pediátrica

 

16:30

Abordagem teórica e apresentação de casos: Tumores Abdominais

Drª Roberta Zeppini- Oncologista Pediátrica

 

17:30

Abordagem teórica e apresentação de casos: Retinoblastoma

Drª Roberta Zeppini- Oncologista Pediátrica