Notícias >> Saúde

CAMINHADA PASSOS QUE SALVAM ACONTECE NESTE DOMINGO, 26, NA PRAÇA EDGAR AJAX

- Evento visa à divulgação da prevenção ao câncer infanto-juvenil, em parceria com Hospital do Câncer de Barretos -

publicado em 25/11/2017

A “Caminhada Passos que Salvam – Todos em Direção à Cura do Câncer Infanto-Juvenil”, em sua primeira edição, como meio de divulgação do trabalho do Hospital do Câncer de Barretos em toda a região será realizada neste domingo (26/11) a partir das 8h30, com concentração na Praça Edgar Ajax.

Em seguida, a caminhada, animada por trio elétrico, percorrerá as principais ruas do entorno da Praça 24 de Dezembro e chegará ao Teatro de Arena, no Calçadão da Praia, onde os organizadores apresentarão detalhes da Campanha de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil na cidade e haverá a dispersão dos participantes.

Os participantes podem ir à caminhada usando bonés e camisetas alusivos, que estão sendo vendidos por R$ 35 (boné e camiseta), podendo ser reservados pelo fone (16) 99143-5995, com Edison.

Câncer infanto-juvenil

Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais; medo do diagnóstico e desinformação dos médicos

Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.

Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.

Os primeiros sintomas do câncer infanto-juvenil

Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:

dores de cabeça pela manhã e vômito;

caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;

dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;

aumento de tamanho de barriga;

brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.