Notícias >> Saúde

ALUNOS DA JOÃO ETCHEBEHERE DE RIFAINA SE UNEM À VISAM PARA COMBATE A DENGUE

- Comunidade escolar, inclusive familiares dos alunos, teve forte envolvimento na ação educativa promovida pela Visam -

publicado em 19/09/2017

A Vigilância Sanitária Municipal – VISAM – da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rifaina realizou um amplo trabalho envolvido a comunidade escolar (pais, alunos, educadores e funcionários) da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – João Etchebehere, na ação de combate à dengue e outras doenças tropicais.

Segundo o chefe da Visam, Rodrigo Ferreira, foram mobilizados os alunos dos dois períodos da EMEB, em atividade que envolveu também os pais na confecção de cartazes e murais, rodas de leitura, tudo envolvendo o tema prevenção à dengue.

“A finalidade de envolvimento da comunidade escolar é a transforma essas ações desenvolvidas na escola, em hábitos e atitudes diárias na comunidade local”, explicou Ferreira.

Segundo ele, os educadores participaram de forma decisiva, desenvolvendo atividades com as estratégicas de elaboração de textos coletivos, pesquisa e leitura de textos informativos, elaboração de cartazes panfletos, gibis, com jogos e atividades interdisciplinares.

Rodrigo Ferreira explica que todos ficaram cientes e impressionados ao saberem que 90% dos focos da dengue estão presentes nos próprios lares. 

"O que queremos é que todos nos ajudem nessa corrente do bem, principalmente mantendo os quintais limpos e não deixando que haja a proliferação dos criadouros de mosquitos”, explica o chefe da Visam.

Mesmo depois da fase mais intensa das atividades, as escolas da rede estadual vão continuar trabalhando junto aos alunos a importância do combate ao mosquito AIDS aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

O principal objetivo do trabalho desenvolvido na EMEB Rifaina é conscientizar alunos, professores e funcionários para que todos atuem como multiplicadores de informações e, desta forma, mobilizar o restante da comunidade rifainense.