Notícias >> Obras e Serviços

RIFAINA TERÁ 414 KITS DE CONVERSORES DE TV ANALÓGICA PARA DIGITAL

- Desligamento do sinal analógico ocorrerá na cidade e na região em 28 de novembro -

publicado em 22/08/2017

A Prefeitura de Rifaina e a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, realizaram no início do mês encontro para discutir futuras ações para informar a população local sobre essa mudança.

Em Rifaina e em mais 24 municípios da região de Franca, o desligamento do sinal analógico acontecerá no dia 29 de novembro.

A ação coordenada pela Prefeitura de Rifaina prevê a distribuição de 414 kits de conversores gratuitos para beneficiários de programas sociais que o município toca em parceria com os governos estadual e federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros.

Após 29 de novembro, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital.

As ações previstas incluem a assinatura do Termo de Cooperação entre a prefeitura e a Seja Digital e capacitações dos servidores municipais, que atuarão como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre como ter acesso ao sinal digital à população.

Além disso, os servidores também orientarão as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) sobre o processo de distribuição de kits gratuitos, ação realizada pela Seja Digital.

Servidores do CRAS, Centros de Referência de Assistência Social, do município também serão capacitados para atender a população.

Mais de 65 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos gratuitamente na região de Franca.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas freqüências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.