Notícias >> Obras e Serviços

RIFAINA SEDIARÁ TESTE NACIONAL INÉDITO DE ENTREGAS DE ENCOMENDAS POR DRONES

Pela primeira vez no Brasil, drones realizarão entregas para consumidores de Rifaina

publicado em 16/08/2018

​A SMX Siystems, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rifaina, no Estado de São Paulo, realizará uma prova de conceito (POC) da solução de Drone Delivery da empresa durante os meses de Agosto e Setembro. Serão quatro finais de semana, aos sábados e domingos, iniciando as atividades no dia 18 de Agosto.

A ideia é utilizar a tecnologia para melhorar a experiência das pessoas que vivem em propriedades do outro lado do rio, já que a cidade está localizada às margens do Rio Grande, sendo a única fonte de produtos para os moradores da região. Muitos vivem separados da cidade por até um quilômetro, sendo necessário enfrentar o rio ou estradas de terra para se chegar até os mercados e farmácias locais.

Para a prova de conceito, a SMX convidará várias propriedades para participar. Recentemente, a rede de farmácias DrogaFarma apoiou a iniciativa e fornecerá amostras, kits e brindes de forma gratuita para serem entregues pelos delivery drones.

Simultaneamente, a empresa SMX realizará um levantamento dos produtos, com até dois quilos, mais vendidos pelos comerciantes. No futuro próximo, o resultado da pesquisa tomará a forma de um catálogo online onde os moradores poderão escolher o produto e realizar a compra pela internet. A entrega dos produtos seria então realizada pelos delivery drones da empresa.

Espera-se realizar mais de 100 voos e entregas com objetivo de apresentar a tecnologia para a comunidade local, além de validar o sistema SMX no cenário de e-commerce. Será um fato inédito na história recente do Brasil. Pela primeira vez drones realizarão entregas para consumidores finais de forma legal e respeitando a regulamentação vigente.

Regulamentação dos Drones

A regulamentação dos drones será um dos temas de destaque do DroneShow Plus, que será realizado de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP) e contará com seis cursos, além da sexta edição do fórum empresarial do setor.