Notícias >> Obras e Serviços

CIDADE FAZ 2ª AUDIÊNCIA PARA DEBATER PROPOSTAS AO NOVO PLANO DIRETOR

- Encontro do Governo Municipal, Técnicos e Comunidade será às 19h no Plenário da Câmara de Vereadores -

publicado em 05/09/2017

A Prefeitura de Rifaina realiza nesta terça-feira (05) a segunda das três Audiências Públicas destinadas ao debate de propostas para elaboração do novo Plano Diretor do Município, às 19h, na Câmara de Vereadores.

Na primeira reunião, realizada dia 1º de agosto, mais de 150 participantes apresentaram propostas em grupos de trabalho para serem inseridas na sistematização que deve ser apresentada na noite desta terça-feira.

“É muito importante que os rifainenses venham discutir o futuro da nossa cidade, com o crescimento sustentável e a qualidade de vida que hoje são uma referência entre os municípios pequenos do Brasil”, disse o prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço.

 

A audiência acontecerá às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores, com a presença do Prefeito Hugo Lourenço, do vice Antônio Eustáquio da Silva – Tunico, Grupo Técnico, vereadores e representantes da sociedade organizada, além de moradores que poderão ter livre acesso aos debates.

Os técnicos, engenheiros e arquitetos da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades, apresentarão o relatório sistematizado das primeiras sugestões da comunidade, apresentadas na primeira audiência pública.

No encontro também serão discutidas e votadas aquelas que são consideradas mais relevantes e que podem ter influência no crescimento sustentável que a cidade pretende manter ao longo da próxima década.

 

Cronograma da Audiência

Já nesta segunda-feira, o Prefeito Hugo Lourenço e os técnicos envolvidos na elaboração do PDR cumpriram um cronograma de reuniões de debates sobre o Zoneamento Urbano, os Indicadores Urbanísticos, levantamento de dados e demandas de cada secretaria, levantamento fotográfico da cidade, identificação de conflitos, infraestrutura, equipamentos públicos, pontos de poluição.

Veja a programação até o momento da Audiência de hoje, terça-feira, às 19h, na Câmara:

04/09 – 9h30 - Reunião Técnica para discussão do Zoneamento Urbano e Indicadores Urbanísticos;

04/09 –13h - Reunião Técnica com cada Secretaria para repassar as informações que ainda não nos foram repassadas. A ideia é conversar com cada Secretaria para levantamento de dados e demandas.

05/09 – 9h30 - Visita Técnica no Município para realizar o levantamento fotográfico, identificação de conflitos, pontos de poluição, infraestruturas, equipamentos públicos, etc.

05/09 -13h - Reunião Técnica com a Equipe Técnica Municipal para definirmos as questões finais sobre Sistemas de Hierarquias viárias, Zoneamento Municipal, Código de Obras, Posturas, entre os demais esclarecimentos.

05/09 - 19h - Audiência Pública.

 

Resumo

O Prefeito também lembrou que a iniciativa de se elaborar o novo PDR ocorre porque o que estava em vigor até o início deste ano estava vencido desde 2015 (a última edição é de 2005 e sua validade foi de 10 anos).

Grupo de Trabalho

O Prefeito Hugo, através de Decreto, criou um Grupo de Técnico da Prefeitura que é formado por 11 pessoas que integram a administração municipal e que servirá de ligação da população com os técnicos (arquitetos e engenheiros da Líder Engenharia).