HÁ 12 ANOS SEM CONTAS REJEITADAS PELO TCE, RIFAINA É EXEMPLO NO ESTADO

- Prefeito Hugo Lourenço participou do encontro realizado em Ribeirão Preto, nesta quinta-feira, 03 de agosto -

publicado em 04/08/2017

O prefeito de Rifaina, Hugo Lourenço, participou na quinta-feira (03) do 21ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais do Tribunal de Contas do Estado de SP, realizado em Ribeirão Preto.

Durante o evento, o prefeito Hugo foi entrevistado pelo canal de TV do TCE, falando sobre a importância para os gestores municipais agregarem cada vez mais conhecimento sobre a legislação tributária e fiscal.

“Podemos dizer que de 2005 para cá, Rifaina tem sido exemplo de gestão, pois não tivemos nenhuma conta com parecer contrário do Tribunal. Isso aconteceu nos nossos 8 anos de administração e também nos 4 anos do companheiro Abrão Bisco Filho (2013 a 2016)”, disse o prefeito Hugo.

Os debates

O Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais é organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e já reuniu este ano cerca de 4 mil pessoas, entre lideranças políticas e servidores públicos. O de Ribeirão Preto foi o oitavo encontro de 2017.

A reunião contou com a presença do presidente do Tribunal, Sidney Beraldo e estiveram presentes representantes de 56 municípios das regiões de Ribeirão Preto e Ituverava.

Desde março, o ciclo passou por oito cidades do Estado de São Paulo – Santos, Bauru, Araçatuba, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba e Suzano e por último Ribeirão, na quinta-feira.

O recorde de público foi registrado em Santos, onde 620 pessoas estiveram presentes. São José dos Campos foi o segundo município com mais participações, somando 604 inscritos. Bauru ficou em terceiro lugar, com 541 pessoas. O público de Ribeirão ainda não foi divulgado pelo TCE.

Durantes as palestras foram abordadas questões ligadas ao planejamento, transparência, controle interno e terceiros setor. Dados inéditos sobre fiscalizações-surpresa e gastos das Câmaras Municipais também são apresentados no evento.

“Discutimos com os prefeitos e servidores assuntos que são importantes para as administrações. Esse comparecimento extraordinário só demonstra o interesse dos gestores em se aprimorar. E o nosso objetivo é exatamente esse: melhorar a qualidade dos serviços públicos para a população mais necessitada”, afirmou o presidente do TCE, Sidney Beraldo.

Outros quatro encontros – em São José do Rio Preto, Campinas e Presidente Prudente - estão programados até outubro.

Os ciclos são parte da estratégia pedagógica que o Tribunal vem adotando nos últimos anos.

“Queremos orientar os prefeitos para evitar irregularidades. Mas, caso haja problemas, trabalhamos para corrigi-los o quanto antes”, explicou o presidente.