ETAPA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DEBATEU DEMOCRACIA E SAÚDE EM RIFAINA

Grupos de discussão da Conferência prepararam propostas que serão levadas ao Encontro Regional e depois à etapa dos debates

publicado em 12/04/2019

O Conselho Municipal de Saúde de Rifaina, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS) realizou na manhã desta sexta-feira (12/04) a 8ª Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”.

A Conferência contou com a presença do prefeito Hugo Lourenço, do secretário municipal de Saúde, William Ribeiro Moreira, além de médicos, profissionais de saúde, membros do Grupo da Melhor Idade, do ex-prefeito Abrão Bisco Filho – Abraozinho  e dos vereadores Antônio Carlos Marcelino dos Santos – Carlinhos da Saúde (presidente da Câmara), Elicleiton Martins de Castilho – Cleiton (vice-presidente), Edivaldo Batista Ferreira (1º secretário), Fernando Augusto Morenghi Rodrigues – Tucura e Wilson Alves da Silva Júnior – Júnior da Saúde (que secretariou a plenária da Conferência), além do vereador Alexandre Demeterco, médico da Saúde da Família (ESF) em Rifaina.

O Prefeito Hugo usou da palavra, citando os números altamente positivos da saúde em Rifaina, inclusive destacados em recente estudo realizado pelo Conselho Federal de Medicinal (CFM) que destacou Rifaina que foi o município que mais investiu em Saúde nos últimos anos.

O Secretário de Saúde, Wiliam Ribeiro Moreira destacou o trabalho realizado em Rifaina, agradecendo o envolvimento eficiente de toda equipe da SMS na execução dos planos desenvolvidos na área para a cidade.

O Presidente da Câmara, vereador Carlinhos da Saúde destacou o trabalho em equipe realizado por todos os componentes da Secretaria sob o comando de William Moreira e Júnior da Saúde, agradecendo a presença de vários segmentos da sociedade rifainense.

Em seguida as autoridades foram liberadas a retornarem ao Plenário para início da Plenária da Conferência que se iniciou com uma explicação sobre o eixo central das Conferências Municipal e Federal.

A primeira palestra foi proferida pelo vereador e médico Alexandre Demeterco.

Em seguida, a médica Fernanda de Oliveira Sarreta explicou os objetivos da Etapa Municipal da Conferência.

Após as palestras, foram formados grupos de trabalho para debater os temas propostos.

As propostas aprovadas serão levadas à Conferência Regional, em Barretos e posteriormente à Estadual, em SP, com a escolha de membros que representarão Rifaina nas proximas etapas.

Clique aqui e veja a Galeria de Imagens