DEFESA CIVIL DE RIFAINA EVITA ACIDENTE AMBIENTAL NA REPRESA DE JAGUARA

Rápida ação da Coordenadoria de Defesa Civil na cidade evitou que óleo diesel atingisse represa do Rio Grande

publicado em 24/05/2019

A Coordenaria Municipal de Defesa Civil do município de Rifaina, teve papel fundamental na prevenção do que seria um grave desastre ambiental.

A ocorrência teve início as 05hs30 da última quarta-feira (22/05), quando foi acionada a Polícia Militar do Estado de São Paulo da cidade de Rifaina, através do telefone 190, e respectivamente acionada a equipe de Defesa Civil, devido a um acidente provocado por um tombamento de uma carreta "tanque", carregada de óleo lubrificante, na Rodovia MG-428, após a divisa de Estados (São Paulo x Minas Gerais), a menos de 100 metros da Represa de Jaguara, localizada no Rio Grande.

Na chegada das equipes ao local para o apoio ao acidente, o caminhão estava em chamas e ocorria grande vazamento de óleo lubrificante que se espalhava pela via e pelas canaletas de escoamento de água de chuva as margens da rodovia, que teriam destino final as águas do Rio Grande.

Iniciou-se a partir deste momento, uma grande mobilização através de um plano de contingência, sendo acionado a equipe de prontidão do Corpo de Bombeiros da cidade de Franca/SP, que juntamente com as equipes da Secretaria Municipal de Obras de Rifaina, iniciaram a contenção do escoamento do óleo.

Foram realizadas várias bacias de contenção no decorrer do trajeto com a utilização de maquinário do tipo "retroescavadeira", bem como o uso de areia.

"Agradecemos a determinação e o empenho das equipes do 2º Sub-Grupamento/9ºGB do Corpo de Bombeiros de Franca e equipes da Prefeitura Municipal de Rifaina, liberadas pelo Sr Prefeito Hugo César Lourenço, que foram as primeiras equipes que chegaram ao local, após serem acionadas sobre o risco de derramamento de óleo no Rio Grande, que compreende a margem paulista de nossa represa, sendo fundamentais para o sucesso da operação", comentou o vice coordenador da Defesa Civil Municipal, Alcides Diniz, o Cidinho;

A Guarda Civil Municipal de Rifaina, Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo e DER-SP, sinalizaram o trânsito na ponte localizada na divisa de Estados, dando grande colaboração a operação.

Foram acionados os órgãos ambientais do Estado de São Paulo e Minas Gerais, para apuração dos danos ambientais causados.

Em seguida as equipes do Corpo de Bombeiros de Araxá e Uberaba, do estado de Minas Gerais também compareceram ao local.book

Veja fotos no Facebook Cidade de Rifaina