CURSO DE SOCORRO PARA CASOS DE ENGASGAMENTO DE ALUNOS FOI REALIZADO NA EMEB JOÃO ETCHEBEHERE

Manobras de atendimento imediato a pessoas vítimas de engasgamento orienta profissionais

publicado em 03/08/2019

Atendendo à Legislação Municipal (Lei nº 1.828/2018) que trata da obrigatoriedade do Município oferecer aos profissionais e cuidadores de alunos o treinamento de primeiro socorros, principalmente na chamada manobra de desengasgo, a Prefeitura de Rifaina realizou curso que orienta professores e funcionários sobre manobras para desengasgar bebês e crianças, tendo como local, a Escola Municipal de Educação Básica – EMEB João Etchebehere.

O curso foi ministrado pelo Sargento PM Lazarini do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, do 9º Grupamento de Bombeiros de Franca, após solicitação do Poder Executivo em cumprimento à Lei Municipal que é de autoria do vereador Fernando Augusto Morenghi Rodrigues - Tucura.

"Considerando a experiência dos homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, representada através do 2º Sub- grupamento de Bombeiros de Franca, agradecemos à Capitã PM Sandra Andrade a parceria para a melhor contribuição da didática, procedimentos, ensinamentos e desenvolvimento especializado para ministrar este tipo de curso", disse o prefeito Hugo César Lourenço.

A iniciativa teve como objetivo orientar professores, funcionários e responsáveis sobre como agir em caso de engasgamento de crianças durante a alimentação.

No encontro, o sargento do CB Franca, ensinou de maneira teórica e prática técnicas e manobras para reconhecer e saber o que fazer em situações de asfixia, engasgo (asfixia), parada respiratória e cardiorrespiratória.

“O ensinamento é muito importante para todos os cuidadores de bebês, sejam eles auxiliares de creche, funcionários e professores. Saber os procedimentos em momentos de urgência, como por exemplo, no engasgo é essencial e pode salvar vidas”, explicou o Sargento Lazarini.

O curso de socorros para este tipo de ocorrência também será ministrado futuramente na Creche Escola "Silvia Helena Mendonça Lourenço”.