AMBIENTE E SEGURANÇA DE RIFAINA SE PREPARAM PARA ESTIAGEM NA DEFESA CIVIL

publicado em 03/05/2017

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros realizou, no dia 25/04, em Franca, a Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE).

O treinamento que aconteceu no Anfiteatro do Centro Universitário Municipal de Franca Unifacef em Franca, teve a participação do Coordenador de Segurança e Chefe da Guarda Civil e da Defesa Civil de Rifaina, Eduardo Duty Néry e do Coordenador de Meio Ambiente, Felipe Baraldi.

Na oficina foram discutidos temas sobre situação de anormalidade, abrindo para as outras entidades que falarão a respeito da “Operação Corta-Fogo”, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a situação do combate ao Aedes Aegypti no estado, principalmente, nas regiões do interior, onde o foco do mosquito é mais alto. Outros temas também estão sendo abordados, como: as solicitações de recursos resposta/reconstrução; Programa Município Verde Azul; aeronaves de combate a incêndios; kit estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais pelo Policiamento Ambiental e a importância da formação regional de brigadistas e acionamento pelo Corpo de Bombeiros.

O período vespertino é dedicado ao Corpo de Bombeiros que ministra aulas práticas. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios.

Estiveram presentes o Subdiretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Major PM Marco Antônio Basso; o Diretor da Divisão de Legislação, Planejamento e Ensino, Capitão PM Alberto Luis Silva; a Subdiretora da Divisão de Legislação Planejamento e Ensino, 1º Tenente PM Aline Betânia de Mattos Carvalho Signorelli;  o Reitor do Centro Universitário Municipal de Franca – UNIFACEF, José Alfredo de Pádua Guerra; o Secretário Municipal de Segurança e Cidadania e Coordenador Regional de Defesa Civil de Franca, Orivaldo Donzelli, Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros, Capitão PM Glauco Castilho Rossi; Chefe do Tiro de Guerra de Franca, Subtenente PM do Exército Paulinelly de Paiva.