Notícias >> Meio Ambiente

ENCONTRO MOSTRARÁ RESULTADOS DE 30 ANOS DA CEMIG NA USINA JAGUARA

- Na oportunidade será feito um balanço dos 30 anos em que a Cemig foi a concessionária da Usina Hidrelétrica Jaguara -

publicado em 07/12/2017

Buscando estreitar o relacionamento e promover o desenvolvimento social nas comunidades no entorno de usinas hidrelétricas, a Cemig conta com o Programa Proximidade que em uma nova edição acontece na próxima terça-feira (12/12) na Casa da Cultura Rui Reis, em Rifaina (Avenida Antônio Floriano Leme, 100).

O Programa Jaguara de Proximidade consistirá na unificação das ações de relacionamento com a comunidade e na realização em encontro que explicará à população os procedimentos operativos e de segurança adotados na hidrelétrica de Jaguara, da Cemig, condições climáticas e aspectos ambientais.

Em Rifaina o Programa de Proximidade terá início às 8h30, da próxima terça-feira (12), abordando temas como Meteorologia, aspectos operativos do reservatório, segurança da barragem, responsabilidade socioambiental da Usina de Jaguara durante o período de concessão da Cemig e o término da concessão Cemig da UH de Jaguara.

Da abertura, às 09h até meio-dia, quando o encontro será encerrado, serão abordados os temas que compõem o Programa de Proximidade, além das Ações do Programa Peixe Vivo.

O que é

Desde 2005, a Empresa realiza uma série de ações que visa à integração com as comunidades das áreas de influência das usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou cheias intensas, num relacionamento focado no esclarecimento da população.

Além de repassar informações, a Cemig acolhe demandas da população e estabelece parcerias com lideranças locais, órgãos e atores responsáveis pela segurança e prevenção dos efeitos das enchentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além da imprensa regional.

A fim de ilustrar e complementar as informações, é distribuída uma cartilha aos participantes com o tema “A Estação das Chuvas e a Operação dos Reservatórios”.  Além disso, em cada usina em que ocorre o evento, são distribuídos mapas contendo informações sobre os municípios, a hidrografia local, a usina e os postos de controle de valores da chuva e nível de água do reservatório. Também é exibido um filme explicativo sobre a gestão dos reservatórios no período chuvoso.

Evolução

O projeto, que evoluiu nos últimos anos, expandindo as ações com foco também no desenvolvimento social, se transformou no novo Programa Proximidade.

Assim, a Empresa tem uma atuação transparente e um canal de comunicação aberto para atuar nos momentos críticos.

Nesse caso, a comunidade tem informação ágil e segura, podendo se organizar melhor e minimizar os efeitos de enchentes e secas.

Concebido a partir da ação conjunta entre as áreas de planejamento, engenharia, sustentabilidade, meio ambiente e comunicação da Cemig, o Proximidade assegura maior confiabilidade à prática da operação dos reservatórios e, assim, orientar de maneira mais precisa as comunidades do entorno.

O programa nasceu com ações para possibilitar o desenvolvimento social das comunidades, por meio da educação para os recursos hídricos e da capacitação técnica para o desenvolvimento de sistemas de alerta contra enchentes, fortalecendo a atuação local da Defesa Civil. Todo o processo é certificado pela norma ISO 9001.