Notícias >> Gabinete

PREFEITURA INICIA TRANSPORTE GRATUITO PARA BIOMETRIA ELEITORAL OBRIGATÓRIA

- Ônibus sairá todos os dias, de segunda a sexta-feira, defronte ao Banco do Povo onde agendamento da viagem deve ser feito -

publicado em 27/09/2017

A Prefeitura de Rifaina iniciou nesta quarta-feira (27) sua parceria com o Cartório Eleitoral da Comarca de Rifaina destinado ao transporte gratuito de eleitores para o Cadastro Biométrico Eleitoral Obrigatório que deverá ser feito por todos os eleitores da cidade, além de Pedregulho e Jeriquara.

A primeira turma levada ao Cartório Eleitoral de Pedregulho para o cadastro gratuito e obrigatório foi formada por funcionários da Colifran, prestadora de serviço de limpeza pública na cidade.

A ação é resultado de uma reunião realizada na última sexta-feira (18) entre o Juiz Eleitoral da Comarca, Dr. Luiz Gustavo Giuntini de Rezende e os prefeitos Hugo Lourenço (Rifaina), Éder Luiz Carvalho Gonçalves (Jeriquara) e Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho (Pedregulho).

Os municípios se uniram à Justiça Eleitoral para ampliar a procura dos eleitores obrigados ao cadastramento, já que o comparecimento é pequeno (5% em Rifaina e Jeriquara e 11% em Pedregulho).

O Prefeito Hugo, na terça-feira, definiu com sua equipe a organização do sistema de agendamento e transporte de eleitores.

Os interessados terão a viagem gratuita, mediante agendamento que deve ser feito na agência do Banco do Povo, no prédio do CIT – Centro de Informações ao Turista, onde receberá as orientações complementares.

Por determinação do Prefeito Hugo, um microônibus com 25 lugares fará viagens todos os dias, de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 14h.

A Prefeitura vai fazer o agendamento junto ao Cartório Eleitoral, de forma que o atendimento seja rápido e prático.

Na campanha de incentivo, a Prefeitura também distribuirá panfleto informativo casa por casa, além de afixar cartazes nos estabelecimentos comerciais, públicos e industriais, além de divulgar o procedimento nos eventos promovidos na cidade.

Para se cadastrar é necessário apenas um documento pessoal com foto e um comprovante de residência e não é necessário pagamento de nenhuma taxa.

Entretanto, vencido o prazo de cadastramento biométrico, quem não fizer o procedimento terá seu Titulo de Eleitor cancelado automaticamente e a Receita Federal procederá ao bloqueio do CPF do eleitor, que ficará impedido de se matricular em escolas, receber pagamentos da Prefeitura, se inscrever em concursos, abrir contas bancárias, tirar CNH, entre vários outros direitos a que tem direito, mas que necessita da apresentação do CPF.