Notícias >> Cultura

LEITURA É UMA VIAGEM DA CASA DA CULTURA COMEMORA DIA NACIONAL DA POESIA

- Principais poesias do mineiro Carlos Drummond de Andrade tiveram dinâmica entre alunos de duas escolas com seus educadores -

publicado em 02/11/2017

No dia 30 de outubro o Projeto Leitura da Casa da Cultura Rui Reis, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Rifaina realizou o Dia Nacional da Poesia em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, com exposição da biografia do autor para que os alunos tivessem mais conhecimento sobre o importante artista da Literatura Brasileira.

A atividade fez uma releitura de alguma das principais obras de Drummond, revendo os seguintes poemas:

No meio do caminho; Brincar na rua; Lembranças do mundo antigo;

Cidadezinha qualquer; Festa no brejo; Infância; Casa arrumada; Suas mãos; Não passou; A dança e a alma; Minha avó caiu na piscina; A palavra mágica; Gastei uma hora pensando um verso.

Foram destacadas as poesias: “Suas Mãos” e “Gastei uma hora pensando um verso”.

O Projeto Leitura é uma Viagem, nesta edição específica, fez uma dinâmica com a turma do 5ªB da Professora Joelma, da EMEB João Etchebehere, onde eles destacaram várias palavras e no final elaboraram um poema. Para finalizar o encontro fizeram uma reflexão com o poema “E agora José?”.

Nesta fase, o Projeto de Leitura “A Leitura é uma viagem” , que é coordenado pela pedagoga Rosélia Castro Borges teve como público alvo, mais uma vez, alunos da 5ª série da Escola Municipal João Etchebehere e da 6ª série da Escola Estadual Henriqueta Rivera Miranda, com monitoramento dos professores Joelma, Elisabete e Vanderson, com a ação ministrada pelas estudantes do curso de pedagogia, Karina Aparecida Moraes, Fabiana Silva Paula e Cirlanha de Oliveira Souza.